sexta-feira, 20 de maio de 2011

Programa de Orientação Profissional

Objetivo

Oportunizar maior conhecimento, tanto das habilidades pessoais, quanto da oferta de cursos técnicos e universitários, como também compreender o ambiente social, cultural e econômico que o sujeito que escolhe está inserido, pois todas essas questões compreendidas facilitam e viabilizam uma escolha profissional autêntica.



Conteúdo Trabalhado nos Encontros

Primeiro Encontro – Compreender as Influências Familiares para a Escolha Profissional
Segundo Encontro - Compreender as Influências Sociais para a Escolha Profissional
Terceiro Encontro - Compreender a Vida como um Conjunto de Escolhas
Quinto Encontro – Compreender a Diferença entre Sonhos e Realizações Reais
Sexto Encontro - Compreender as Escolhas Profissionais e as Situações Reais
Sétimo Encontro - Compreender o Significado do Trabalho
Oitavo Encontro - Conhecer as Profissões Almejadas
Nono Encontro - Conhecer as Profissões Almejadas - Continuação
Décimo Encontro - Fazer a Escolha Profissional, sendo capaz de Justificá-la

quarta-feira, 11 de maio de 2011

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ser Mulher, Ser Mãe

Palestra para Mães das Crianças da Creche da Abadeus




A palestra teve como objetivo provocar uma discussão sobre a situação da mulher na história ocidental e as exigências a respeito desse papel social, ser mãe, que fora eleito pela cultura como um dos alicerces da sustentação desse modus vivendi.


A condição subalterna da mulher a coloca como mãe que nunca da conta de seu papel, pois exige de si uma perfeição inatingível. Ser mãe é um projeto fundamental, ser mulher antes de ser mãe é mais fundamental ainda, pois ser mãe é uma escolha, ser mulher é uma imposição da contingência.


Portanto, a maternidade, por mais que se queira colocar como finalidade e destino para a mulher, antes de tudo ela é mulher e pode fazer de si outra coisa que não necessariamente ser mãe. Há outros projetos que a vida feminina pode eleger além da maternidade e realizar-se neles.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Apresentação da Parceria ABADEUS-UNESC para uma Cultura de Economia Solidária no bairro Cristo Redentor


Aconteceu na última quarta-feira, dia 06 de Abril, a reunião entre ABADEUS, UNESC e COOPERDUS, com finalidade de reforçar a parceria que visa contribuir com o empreendimento sodidário mantido pela ABADEUS.

Dar continuidade as reuniões, palestras e oficinas que versam e orientam as mulheres do bairro e seu entorno a se organizarem numa perspectiva solidária é a finalidade dessa iniciativa.

Nesse momento, o projeto visa a produção de uma cultura de Economia Solidária no bairro para agregar pessoas em prol desse projeto. A UNESC dará continuidade ao empreendimento com auxílio contabil (essa é a novidade que no ano passado não foi contemplada).

Mediar essa iniciativa ainda é uma tarefa que cabe a Psicologia que, numa perspectiva interdisiplinar, continua fortalecendo o Projeto em Comum e viabilizando as condições de possibilidades para a realização do objetivo maior que é formar pessoas para o mercado e oportunizar trabalho e renda numa perspectiva solidária.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ciclo de Palestras e Oficinas de Cidadania e Orientação Profissional

Inicio do Ciclo de Palestras e Oficinas de Cidadania e Orientação Profissional nos Cursos da ABADEUS Cidadania: Com o objetivo contribuir para uma educação voltada para a formação integral dos educandos, viabilizando reflexões sobre cidadania, solidariedade, direitos e deveres, família, trabalho e responsabilidade social, ambiental e política. A Responsabilidade Social da instituição abrange seu compromisso para além da formação de mão de obra técnica e encaminhamento ao mercado de trabalho. Visa, sobre tudo, a formação de cidadãos, portanto, ações em prol dessa missão fazem parte do programa operacional da instituição. Dentre essas ações, aulas de cidadania que façam pensar o mundo, a sociedade, o meio ambiente natural e urbano e, sobretudo, nossa relação com esses elementos com os quais convivemos é de fundamental importância. De forma mais significativa ainda, fazer pensar as próprias relações humanas e formas pacíficas de convivência, encerra nosso compromisso social. Orientação Profissional: Promover reflexões sobre as habilidades para o trabalho e, sobretudo, os caminhos possíveis para a realização profissional e como atingir sucesso a partir das condições vigentes em que a existência se dá. O trabalho de Orientação Profissional, numa perspectiva social, não se debruça unicamente sobre as habilidades necessárias para a realização de atividades profissionais, mas oportuniza reflexões sobre as dificuldades do mercado, a necessidade da insistências, o ponto de partida desigual e o árduo caminho para o sucesso, mostrando possibilidades reais e não sonhos impossíveis. Nessa perspectiva, cria-se uma cultura de ação em prol de objetivos e não sonhos sem ação.

quinta-feira, 10 de março de 2011

PROJETO BRASIL LOCAL – Região Sul 1e 2 de Março

Formação com agentes do Estado de Santa Catarina e Parceiros.


Programação

Dinâmicas de Apresentação– Organização das comissões
Temática 1 – Desenvolvimento, qualidade de vida e economia solidária no nosso território.
Continuação da temática 1
Temática 2 – Estado e políticas públicas para economia solidária e desenvolvimento local.
Programa Economia solidária em desenvolvimento: Baseados em quatro eixos principais:
Produção- Comercialização;
Formação;
Finanças Solidárias; Marco Legal.