sábado, 13 de fevereiro de 2010

Vivência para Educandos Jovens e Adultos: motivação para continuidade nos estudos





A Educação de Jovens e Adultos é uma necessidade emergente, que visa corrigir questões históricas a cerca do déficit de anos de políticas falhas no sistema educacional do país. Muitos dos adultos que hoje ainda não concluíram o Ensino Fundamental e Médio, abandonaram seus estudos por motivos parecidos: ter de trabalhar para sobreviver e em trabalhos braçais tão cansativos que dificultavam a permanência do aluno em sala de aula. Sem contar com a própria reprovação dos educandos que não se achavam capazes de, por meio dos estudos, fazer suas vidas.
Voltar a estudar é, sem dúvida, uma tarefa difícil, por conta dos empecilhos da idade e dos afazeres cotidianos, além da baixa autoestima e convencimento de que na vida não lhes cabem melhorias.
A tarefa do SESI Escola é resgatar a dignidade do trabalhador da Indústria através da educação. Por conta desse magnífico trabalho a dignidade é resgatada, a cidadania ganha sentido, a vida percebe uma abertura para um novo universo de possibilidades.
O maior desafio está em viabilizar uma política de permanência do educando na sala de aula. Por conta disso, cabe um trabalho de motivação permanente, no qual estou inserido. Realizando vivências e propondo e articulando, juntamente com a equipe da Educação de Jovens e Adultos, políticas de permanência para o educando continuar em sala de aula.
No dia 08/02/2010 estivemos na SEARA realizando uma atividade para motivar os educandos a não desistirem do curso. Na ocasião foi realizado um trabalho com música e vídeo, além de uma conversa sobre a importância da permanência e continuação dos estudos até a conclusão do Ensino Médio.