quarta-feira, 8 de abril de 2009

Discussões

O espaço aqui existe com finalidade de estabelecer uma relação com meus leitores, sejam alunos ou interessados em discussões e considerações referentes aos assuntos que me proponho discutir.
Filosofia, Psicologia, Sociedade, Política, Cultura e Educação.

Os mesmos também podem se comunicar via e-mail

ismael_psico@hotmail.com

Anexe aqui seu comentário.

6 comentários:

  1. Você é psicólogo e se aproxima muito da filosofia. O que você pensa da Filosofia Clínica?

    Igor

    ResponderExcluir
  2. Caro Igor, eu li o livro Filosofia Clínica de Lucio Packter e além disso não me aprofundei mais. Pegar os conceitos da filosofia e utilizar na psicoterapia sem a compreensão da estrutura da personalidade é, no máximo, auto-ajuda. Penso que os conceitos da filosofia são importantes, na verdade, fundamentais, porém, não se pode correr o risco de usá-los livremente, sem a base da psicologia. O que faço é diferente da filosofia clínica, pois uso conceitos de uma corrente da filosfia que é o existencialismo, tendo como base a compreensão psicológica da estrutura da personalidade.Para tal, me aproprio dos conhecimentos da Psicologia e da Filosofia
    Não descarto leituras de Freud, Lacan e dos humanistas da psicologia. Apenas amplio minhas compreensões a respeito da subjetividade com autores como Nietzsche, Sartre, Merleau-ponty, entre aoutros.
    Por fim, devo dizer somente que sou um Psicólogo Existencialista.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de parecer simples, a resposta é bastante complicada e, por isso, vou apenas fazer algumas considerações. Deus tal como é posto pela religição, dotado de atributos morais como bondade, amor, justiça, torna-se insustentável. O mundo mostra o contrário. Mas uma força criadora amoral, por vezes fico a pensar que deve exixstir. Mas seria difícil dar uma resposta precisa, pois ela deveria ser pessoal e ainda não tenho tal respsota. Penso que estou mais para um cético, do que para um ateu ou um teísta.

    ResponderExcluir
  4. quem descobriu que o homem veio do macaco foi lamarque ou albert

    ResponderExcluir
  5. Acho que você queria dizer: "Lamarck ou Darwin", pois Albert Einstein (penso que se refere a ele e, por favor me corrija se estiver errado, foi o criador da teoria da relatividade da física. Desconheço sua relação com Lamarck) Meu caro, a teoria da evolução das espécies é, sem dúvidas, bastante contraditória, com muitos pontos de interrogação. A aceitação dessa teoria pela academia se deu por razões políticas, ou seja, queriam uma contraposição a posição criacionista católica, por ser está dogmática e incapaz de aceitar outra opinião.
    Lamarck, muito mais que Darwin, desenvolveu tal teoria. Mas não se pode tirar os méritos de Darwin, pois este viajou o mundo buscando argumentos para justificar a teoria, vindo inclusive ao Brasil. Mas como quase tudo em ciência, estamos diante de uma teoria que recebe críticas e contribuições a todo tempo. Portanto, nem Lamarck, nem Darwin podem ser conclusivos sobre a suposta evolução humana. Para mim continua a valer a ideia de que o terreno da ciência é tão delicado que a cada passo que se avança, não se sabe se de fato existe avanço ou retrocesso.

    ResponderExcluir